É
Sempre uma correria!
Não
se
pode confundir velocidade com precipitação! É preciso ser rápido,
mas não se pode cometer
erros porque, após ter fechado um negócio, não haverá muita
abertura para ajustar “detalhes” no decorrer do desenvolvimento.
Será
que é assim na sua empresa: Vendas precisa cobrar todos os dias até
conseguir uma resposta para fazer uma oferta ao cliente; Engenharia
do Produto se queixa que não tem informações suficientes para
fazer uma definição do produto; Engenheira do Processo informa que
vai precisar modificar uma máquina para poder fazer o novo produto
após ter fechado o contrato de venda; Qualidade não tem os
equipamentos para testar o produto; Logística descobre que precisa
mandar esse novo produto para o cliente em embalagens que ainda não
estão disponíveis; Financeiro informa após a venda que tem um
imposto adicional que vai consumir a margem; Produção pede horas
extras para poder atender esse novo pedido.....
Eu
trabalhei com quase todas as montadoras de carros do mundo. No Brasil
conquistamos 85% de Market Share. Isso é uma responsabilidade
importante porque é preciso atender os clientes a cada vez que muda
um veículo. Devido ao mercado ser mais exigente e rápido, os prazos
de desenvolvimento dos fabricantes de automóveis reduziram muito.
Hoje todos querem um novo carro anualmente. No passado, tínhamos um
mês para fazer uma proposta técnica para a Engenharia do cliente e
depois fazer as negociações comerciais com o departamento de
Compras. Hoje temos uma semana para estar com protótipos testados e
participar de um leilão na internet.
Essa
capacidade de atendimento rápido é uma necessidade para permanecer
no mercado!
Para
conseguir essa velocidade e ser assertivo, é necessário automatizar
os processos.
Para isso é preciso desenvolver três processos que irão trabalhar
em paralelo: o primeiro processo irá analisar os detalhes técnicos
e precaver possíveis “surpresas”; o segundo permitirá
determinar as etapas chaves do projeto e os prazos de cada uma; o
terceiro levantará os custos envolvidos para estabelecer o preço de
venda mínimo para ser lucrativo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi355LwiDPLGfrI0IUSlfsgyF0DcU5BoiDm9SX6VpxHtrP1iL43Hei0zNNArVOL4RYyQbq6cMsVhJh0a0xLnz40ylTMC_2ZeH572IUt932aznOljLqEQSk1TfN_r0z36KpQV79aJyqmA5Hf/s1600/clipart+-+5W1H.jpg)
Nesse
intuito, fizemos várias sessões de Brainstorming para levantar
todos
os problemas que já ocorreram em projetos com cada cliente. Assim
elaboramos uma lista de Lições Aprendidas que transformamos num
questionário que deve ser respondido para cada novo projeto. Esse
checklist serve de base para uma lista de perguntas a fazer ao
cliente antes de finalizar a proposta técnica e assim assegurar o
comprometimento do cliente no sucesso do desenvolvimento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRYVC9-i0NZWymUN825niY4x-T9uuDgS-tAzqMlqB0WC7GLNsiIlxx66n9KaGtml1hIWU7tyBPyvF8J2XZOUlHQvJedtWpgbXk4Qg0v12SYE9qH-jPE8NxrZz8PBXgf1g_yK3ssUiz4L90/s1600/clipart+-+fazer+checklist.jpg)
Finalmente,
para ser preciso nas propostas comerciais, elaboramos uma
tabela de cálculo de custo com vários parâmetros a ser preenchidos
por cada membro do time multifuncional, assim o departamento de
Vendas tem todas as informações para uma negociação bem sucedida
que vai trazer lucro para a empresa e dar segurança para o cliente.
Então,
junte as pessoas de experiência e compile os conhecimentos
de maneira a poder ser mais assertivo e rápido do que seus
concorrentes. Porém, assegure-se de que todos os membros do time
participam: Engenharia do Produto para os desafios técnicos na
aplicação do cliente, Engenharia do Processo para avaliar os
possíveis impactos na fabricação; Qualidade para assegurar que vai
poder testar e controlar os parâmetros críticos; Compras para saber
se há fornecedor capaz de atender os prazos dentro dos custos;
Produção para avaliar a disponibilidade de recursos devidamente
qualificados; Logística para evidenciar as exigências de embalagem
e transporte; Financeiro para levantar os impostos e histórico de
pagamento do cliente; Vendas para antecipar prováveis pedidos de
redução de custo alguns meses depois o início do fornecimento...
É
dessa maneira que conseguimos conquistar cada vez mais clientes e
crescer de maneira constante e sustentável. A antecipação e a
disciplina são duas armas indispensáveis no mundo dos negócios.
Bruno Viandier
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Boa Tarde, tem como disponibilizar uma apostila deste conteúdo?
ResponderExcluirOlá Everton,
ExcluirObrigado pelo comentário.
Mas eu não tenho material para enviar.
Esse trabalho precisa ser feito especificamente para cada empresa!
Até logo.
Bruno Viandier
Expert Industrial
Boa noite.
ResponderExcluirÉ interessante a maneira como você operacionalizou as etapas de aquisição de novos negócios. Isto é comum dentro das empresas, cada um tem uma forma diferente de fazer o processo caminhar.
Acredito eu que o APQP é uma grandiosa ferramenta que suporta desde a fase de cotações até o SOP do produto. Porém a grande dificuldade que percebo dentro das empresas é o desprezo com esta ferramenta e com o atendimento à todas as suas etapas.
O gerente brasileiro, o engenheiro brasileiro herdou da cultura americana a ânsia de sair fazendo logo suas atividades e não se dá o tempo necessário para o correto planejamento. Os japoneses possuem na sua cultura o mérito de, se preciso for, retrabalhar um planejamento para não precisar retrabalhar uma atividade já executada.
Acho que falta um pouco mais desse pensamento nas nossas empresas, principalmente à começar pelo topo da hierarquia, como presidentes e diretores, estes não pode ver alguém parado que acham que estão perdendo tempo.
Nos falta o hábito de parar para pensar antes de agir.
Abraços.
Eng. Filipe Santos
Olá Filipe,
ExcluirObrigado pelo comentário!
Não é apenas um problema brasileiro o fato de querer achar solução antes mesmo de entender o problema!
Eu divulguei uma dica sobre o Brainstorming, com certeza você vai gostar dela.
Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial
Boa tarde Bruno!
ResponderExcluirMuito bom a sua explicacao simples e assertiva.
Olá Marcos,
ExcluirObrigado pelo comentário!
Minha motivação é: "Ações Simples com Implementação Rápida para Resultados Tangíveis".
Até logo,
Bruno Vandier
Expert Industrial
Olá Bruno.
ResponderExcluirPara empresas que têm em sua estratégia o desenvolvimento de novos produtos conforme requisito de clientes acredito APQP ser uma ferramenta indispensável, e imprescindível no ramo automotivo, pois pede que todas as áreas pertinentes da empresa se juntem para tomada de decisões. Evidente que não é uma tarefa simples agendar uma reunião para tratar de novos desenvolvimentos, mas deve ser feita.
Para o ramo não automotivo também acho conveniente tal ferramenta, porém, pode-se diminuir as obrigatoriedades conforme a necessidade ou possibilidade da empresa. Lembro-me de ter feito isso a algum tempo atrás, com boa aceitação, até mesmo por Vendas, que, devido ao não conhecimento, não via com bons olhos essa prática.
Olá Orandyr,
ExcluirObrigado pelo comentário!
Uma boa pratica é de estabelecer uma agenda com reuniões periódicas com os membros do time para acompanhar os projetos (por exemplo reunião mensal com Vendas, outra reunião mensal com Compras...).
O fato de padronizar os projetos e ter check-lists prontos agilize muito essas reuniões e os participantes logo se acostumam e procura as respostas antes das reuniões.
Boa sorte e Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial
Ola gostaria de implantar esta ideia no meu trabalho pode ser um pouco complicado por que trabalho diretamente com cliente faço vendas de serviço,como poderia fazer?
ResponderExcluirOlá Lanzaro,
ExcluirObrigado pelo comentário!
O APQP pode ser adaptado para Serviços sem problemas.
Vamos agendar uma conversa para entender como eu poderia te ajudar.
Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial & Coach
Bom dia Bruno !
ResponderExcluirÓtima matéria .
abç
Olá Adilson,
ExcluirObrigado pelo comentário!
Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial & Coach
Caro Bruno;
ResponderExcluirConfesso que fiquei admirado pela maneira que você linkou todos os processos. Parabéns!
O seu Slogan: "Ações Simples com Implementação Rápida para Resultados Tangíveis" reflete exatamente o que você faz.
Vou te seguir e acredito que em um breve futuro, trabalhemos juntos em algum projeto.
Obrigado Paulo Henrique
Excluir