Qual
Membro do Time da Produção
nunca
ouviu esse comentário?
Os
motivos
para essa andança de colaboradores no chão de fábrica são de
natureza múltipla: eles saem para almoçar, saem de seus postos de
trabalho para atender um chamado, empreender outra atividade, entre
inúmeras outras coisas...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSGQer5KrC4qjzgEAkh5L_Z7hQEpBXFazAIjmiZVxUYbArHgb9T0JqA5-PAZninygk-QeXoI18_0u6LbQ90OOakJ8-dOCDVcCtbqBAw6JM18C69XS2TiTLPOpY_pyfO7D23aFR4RlukEvE/s200/clipart+-+presidente+impaciente.jpg)
Se
você já ouvi este comentário "Sempre tem operadores andando
na Produção",
necessita tomar as seguintes providências: primeiro, precisa se
certificar de que realmente as pessoas estão andando muito; em
seguida chamar sua chefia e perguntar se eles estão cientes de que
há operadores andando no chão de fábrica; terceiro, perguntar os
motivos por que eles estão fazendo isso.
No meu caso, eu precisei fazer os cálculos das perdas de produtividade por trabalhar com efetivo incompleto com a chefia e convencê-los de que era melhor parar tudo uma hora do que trabalhar várias horas com alguns operadores a menos na linha.
Depois,
é crucial sensibilizar os Operadores a
não sair do posto de trabalho
sem autorização. Eu delimitei até onde cada operador podia ir,
coloquei barreiras físicas (faixas) para eles perceberem que estavam
deixando o posto de trabalho e, cada vez que iriam fazer isso,
precisavam chamar a chefia. Assim a liderança conseguiu identificar
as causas e elaborar um plano de ação para reduzir drasticamente a
quantidade de operadores deixando o posto de trabalho.
Após
obter resultados
tangíveis, padronizamos essa prática em demais células e definimos
horários para que todos de uma mesma célula saíssem ao mesmo tempo
para a refeição ou atividades administrativas.
Em
caso de exames periódicos, poderia-se
combinar com o ambulatório para
concentrar as pessoas da mesma célula no mesmo dia, assim a chefia
poderia comunicar claramente porque neste dia a produtividade foi
menor e qual o motivo de haver operadores andando na fábrica.
Um
outro ponto estratégico é definir as vias de circulação dentro do
chão
de fábrica para concentrar as movimentações em apenas alguns
lugares. Por exemplo, o caminho para o refeitório e para os
vestiários podem ser identificados com uma linha verde, assim todos
sabem que nesse corredor é normal haver trânsito de pessoas.
Então
não espere alguém chamar a sua atenção. Observe em loco se as
pessoas
estão andando além do permitido. Chame seu time e peça para eles
observarem se há muitos operadores andando no chão de fábrica.
Necessitamos
ficar atentos a nossa imagem e não aguardar até ouvir comentários
de outros gestores para agir. Nem sempre somos capazes de discernir
as boas práticas dos desperdícios dentro da nossa própria "casa".
É preciso foco para poder procurar os desperdícios, isso demanda
dedicação e treinamento.
Neste
caso, a chefia dessa linha de montagem foi incapaz de enxergar um
dos desperdícios do Lean Manufacturing, o excesso de movimentação
dos operadores, porque eles estavam preocupados em não parar a linha
(há qualquer custo)! Após a mudança de estratégia, a linha
começou a produzir mais por turno com ainda dois operadores a menos,
isso convenceu nosso presidente de que era realmente melhor planejar
uma parada total.
É
preciso
ter a mente aberta para poder achar as perdas e assim assegurar a
melhoria contínua.
Bruno
Viandier
Expert Industrial & Mentor
Compartilhe sua experiência comigo e divulge para seus colegas.
Se você está precisando de ajuda, pode entre em contato comigo
Se você está precisando de ajuda, pode entre em contato comigo
Solução MES - Manufacturing Execution Systems, bem implantado, eliminam este tipo de problema.
ResponderExcluirOlá Carlos,
ExcluirObrigado pelo comentário!
A implementação de Software de monitoramento de Produção é um projeto chave para facilitar a encontrar oportunidades de melhoria. Mas pode ser um investimento pesado, tanto financeiramente, quanto em tempo a ser dedicado pelo time de implementação!
Carlos, você poderia compartilhar conosco sua experiência com o MES?
Desde já agradecemos.
Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial
É preciso, também, pensar na humanização do trabalho e não só em transformar o homem em uma engrenagem complementar de uma máquina, como a crítica feita no filme Tempos Moderno do Charles Chaplin
ResponderExcluirOlá Antonio,
ExcluirObrigado pelo comentário!
Você tem razão!
Numa outra dica (Mentor da Produção) eu explico que a primeira coisa a fazer "é cuidar do time".
Eliminar os deslocamentos desnecessários vai melhorar a vida do operador e logo ele vai perceber isso. Eu já vi pessoas propor mudanças (Kaizen) nas rotinas de trabalho para reduzir ainda mais esses desperdícios.
Até logo,
Bruno Viandier
A ideia é boa, mais temos que rever os princípios humanos dos trabalhos! Será que realmente estamos possibilitando uma autonomia eficiente aos nossos colaboradores??? Sou operador em uma multinacional que a cada dia mostra que podemos confiar, qualificar e dar autonomia a seus colaboradores (GFO) um programa de gestão que nos garante isso com ferramentas bem pensadas em prol dos resultados da mesma.
ResponderExcluirolá Hedyaelmichele,
ExcluirObrigado pelo comentário!
Isso é a diferencia entre o "Líder" e o "Chefe"!
O "Líder" você siga, o "Chefe" você obedeça.
Quando precisamos resolver problemas, eu costumo chamar operadores nas reuniões de brainstorming. Vai ver minha dica sobre isso para entender mais.
Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial
Uma ferramenta eficaz e barata que auxilia neste caso, é implantar dentro da empresa um DDS, ou seja, um pequeno diálogo entre os funcionários de apenas 10 a 15 minutos uma vez por semana, apresentando assuntos do cotidiano, e acrescentando a importância e os riscos do deslocamento constante dentro das dependências da empresa. Pode parecer ser insignificante mas por onde passei desenvolvi esse projeto e obtive bons resultados.
ResponderExcluirOlá Isaias,
ExcluirObrigado pelo comentário!
O DDS significa: Diálogo Diário de Segurança
Ele deve ser rápido (5 minutos) e ser feito todos os dias.
O primeiro objetivo é cuidar da Segurança.
Uma boa pratica e de adicionar um outro assunto quotidianamente como Refugo, Reclamações de Cliente, Metas de Produção, 5S...
Até logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial & Coach
Obrigado Daniel,
ResponderExcluirAté logo,
Bruno Viandier
Expert Industrial & Coach
Eu mostro de forma transparente o que realmente a empresa espera de cada um com resultado individual atrelados visão de equipe, até que fazemos o DDS uma vez por semana, mas motivo cada um que temos que ser competitivos, caso veja que ainda certo colaborador ainda anda perdendo tempo e prejudicando o resultado coletivo, remanejo em um posto que o mesmo saia em caso de muita necessidade e que faça ele ver que tudo depende dele, trabalho muito de forma de competição e motivo que estamos alcançando os resultados esperados e quando algo tenha alguma perda de produtividade monstro onde está e quem está ocasionando, sou transparente, curto, direto e motivador ao meu time. Trabalho com menas pessoas no meu turno do que outro turno com mais horas e dou resultados admiráveis aos supervisores e gerentes. O foco é trabalhar com transparência e mostrar os pontos fracos e forte do time na perda e nos ganhos.
ResponderExcluirOlá Daniel,
ExcluirObrigado pelos comentários!
E parabéns pelos sucessos.
Até logo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir