Ações Simples com Implementação Rápida para Resultados Tangíveis

29 maio 2015

Sempre tem operadores andando na Produção!



Qual Membro do Time da Produção
nunca ouviu esse comentário?


Os motivos para essa andança de colaboradores no chão de fábrica são de natureza múltipla: eles saem para almoçar, saem de seus postos de trabalho para atender um chamado, empreender outra atividade, entre inúmeras outras coisas...



Eu fui responsável por uma fábrica com uma linha de montagem onde os operadores se afastavam constantemente de seus postos de trabalho. Os líderes e os supervisores tinham preparado um plano de revezamento para os operadores saírem para almoçar pouco a pouco e assim não havia necessidade de parar a linha. Isso porque o presidente, que costumava passar pela fabrica antes de sair para o almoço, ficava irritado quando ele se confrontava com essa linha parada (ela gerava o maior faturamento da fábrica). Porém isso mascarava outros problemas, porque não se podia discernir quem saía do posto de trabalho porque estava indo almoçar, ou porque iria cobrir as atividades de um outro operador que tinha indo almoçar!


Se você já ouvi este comentário "Sempre tem operadores andando na Produção", necessita tomar as seguintes providências: primeiro, precisa se certificar de que realmente as pessoas estão andando muito; em seguida chamar sua chefia e perguntar se eles estão cientes de que há operadores andando no chão de fábrica; terceiro, perguntar os motivos por que eles estão fazendo isso.




No meu caso, eu precisei fazer os cálculos das perdas de produtividade por trabalhar com efetivo incompleto com a chefia e convencê-los de que era melhor parar tudo uma hora do que trabalhar várias horas com alguns operadores a menos na linha.

Depois, é crucial sensibilizar os Operadores a não sair do posto de trabalho sem autorização. Eu delimitei até onde cada operador podia ir, coloquei barreiras físicas (faixas) para eles perceberem que estavam deixando o posto de trabalho e, cada vez que iriam fazer isso, precisavam chamar a chefia. Assim a liderança conseguiu identificar as causas e elaborar um plano de ação para reduzir drasticamente a quantidade de operadores deixando o posto de trabalho.


Após obter resultados tangíveis, padronizamos essa prática em demais células e definimos horários para que todos de uma mesma célula saíssem ao mesmo tempo para a refeição ou atividades administrativas.


Em caso de exames periódicos, poderia-se combinar com o ambulatório para concentrar as pessoas da mesma célula no mesmo dia, assim a chefia poderia comunicar claramente porque neste dia a produtividade foi menor e qual o motivo de haver operadores andando na fábrica.

Um outro ponto estratégico é definir as vias de circulação dentro do chão de fábrica para concentrar as movimentações em apenas alguns lugares. Por exemplo, o caminho para o refeitório e para os vestiários podem ser identificados com uma linha verde, assim todos sabem que nesse corredor é normal haver trânsito de pessoas.




Então não espere alguém chamar a sua atenção. Observe em loco se as pessoas estão andando além do permitido. Chame seu time e peça para eles observarem se há muitos operadores andando no chão de fábrica.

Necessitamos ficar atentos a nossa imagem e não aguardar até ouvir comentários de outros gestores para agir. Nem sempre somos capazes de discernir as boas práticas dos desperdícios dentro da nossa própria "casa". É preciso foco para poder procurar os desperdícios, isso demanda dedicação e treinamento.


Neste caso, a chefia dessa linha de montagem foi incapaz de enxergar um dos desperdícios do Lean Manufacturing, o excesso de movimentação dos operadores, porque eles estavam preocupados em não parar a linha (há qualquer custo)! Após a mudança de estratégia, a linha começou a produzir mais por turno com ainda dois operadores a menos, isso convenceu nosso presidente de que era realmente melhor planejar uma parada total.

É preciso ter a mente aberta para poder achar as perdas e assim assegurar a melhoria contínua.




Bruno Viandier
Expert Industrial & Mentor



Compartilhe sua experiência comigo e divulge para seus colegas.


Se você está precisando de ajuda, pode entre em contato comigo

13 comentários:

  1. Solução MES - Manufacturing Execution Systems, bem implantado, eliminam este tipo de problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Obrigado pelo comentário!
      A implementação de Software de monitoramento de Produção é um projeto chave para facilitar a encontrar oportunidades de melhoria. Mas pode ser um investimento pesado, tanto financeiramente, quanto em tempo a ser dedicado pelo time de implementação!
      Carlos, você poderia compartilhar conosco sua experiência com o MES?
      Desde já agradecemos.
      Até logo,
      Bruno Viandier
      Expert Industrial

      Excluir
  2. É preciso, também, pensar na humanização do trabalho e não só em transformar o homem em uma engrenagem complementar de uma máquina, como a crítica feita no filme Tempos Moderno do Charles Chaplin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio,
      Obrigado pelo comentário!
      Você tem razão!
      Numa outra dica (Mentor da Produção) eu explico que a primeira coisa a fazer "é cuidar do time".
      Eliminar os deslocamentos desnecessários vai melhorar a vida do operador e logo ele vai perceber isso. Eu já vi pessoas propor mudanças (Kaizen) nas rotinas de trabalho para reduzir ainda mais esses desperdícios.
      Até logo,
      Bruno Viandier

      Excluir
  3. A ideia é boa, mais temos que rever os princípios humanos dos trabalhos! Será que realmente estamos possibilitando uma autonomia eficiente aos nossos colaboradores??? Sou operador em uma multinacional que a cada dia mostra que podemos confiar, qualificar e dar autonomia a seus colaboradores (GFO) um programa de gestão que nos garante isso com ferramentas bem pensadas em prol dos resultados da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Hedyaelmichele,
      Obrigado pelo comentário!
      Isso é a diferencia entre o "Líder" e o "Chefe"!
      O "Líder" você siga, o "Chefe" você obedeça.
      Quando precisamos resolver problemas, eu costumo chamar operadores nas reuniões de brainstorming. Vai ver minha dica sobre isso para entender mais.
      Até logo,
      Bruno Viandier
      Expert Industrial

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado Daniel,
      Até logo,
      Bruno Viandier
      Expert Industrial & Coach

      Excluir
  5. Uma ferramenta eficaz e barata que auxilia neste caso, é implantar dentro da empresa um DDS, ou seja, um pequeno diálogo entre os funcionários de apenas 10 a 15 minutos uma vez por semana, apresentando assuntos do cotidiano, e acrescentando a importância e os riscos do deslocamento constante dentro das dependências da empresa. Pode parecer ser insignificante mas por onde passei desenvolvi esse projeto e obtive bons resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaias,
      Obrigado pelo comentário!

      O DDS significa: Diálogo Diário de Segurança
      Ele deve ser rápido (5 minutos) e ser feito todos os dias.
      O primeiro objetivo é cuidar da Segurança.

      Uma boa pratica e de adicionar um outro assunto quotidianamente como Refugo, Reclamações de Cliente, Metas de Produção, 5S...

      Até logo,
      Bruno Viandier
      Expert Industrial & Coach

      Excluir
  6. Eu mostro de forma transparente o que realmente a empresa espera de cada um com resultado individual atrelados visão de equipe, até que fazemos o DDS uma vez por semana, mas motivo cada um que temos que ser competitivos, caso veja que ainda certo colaborador ainda anda perdendo tempo e prejudicando o resultado coletivo, remanejo em um posto que o mesmo saia em caso de muita necessidade e que faça ele ver que tudo depende dele, trabalho muito de forma de competição e motivo que estamos alcançando os resultados esperados e quando algo tenha alguma perda de produtividade monstro onde está e quem está ocasionando, sou transparente, curto, direto e motivador ao meu time. Trabalho com menas pessoas no meu turno do que outro turno com mais horas e dou resultados admiráveis aos supervisores e gerentes. O foco é trabalhar com transparência e mostrar os pontos fracos e forte do time na perda e nos ganhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      Obrigado pelos comentários!
      E parabéns pelos sucessos.
      Até logo.

      Excluir